vislumbres sobre visualidade

Quem

Este é o blog do Laboratório da Visualidade e Visualização (LabVis2) da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pretendemos estabelecer aqui um espaço para vislumbres, idéias, reflexões e questionamentos sobre design de informação, visualização artística de dados, estudos da visualidade, mídia e arte.

O LabVis2 conta com o apoio da FAPERJ.

Componentes do grupo:

Doris Kosminsky, designer, pesquisadora e professora do curso de Comunicação Visual Design Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais desta mesma Universidade. Coordenadora do LabVis, é mestre e doutora em design pela PUC-Rio (CV no lattes). Em sua ampla experiência profissional, incluem-se vinte anos trabalhando com design de informação no Departamento de Arte do jornalismo da TV Globo.

Luiza Bielinski, estudante de Comunicação Visual Design na Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PIBIC-FAPERJ no LabVis². Possui  interesse em tipografia e mídia impressa. Atualmente está se aprofundando em infografia e visualização de dados através de sua participação no laboratório.

Ana Carolina Gueiros, organizando informação desde os tempos de trabalhinhos escolares, viu no design a sua realização pessoal e tornou-se estudante de Comunicação Visual Design, na Escola de Belas Artes (UFRJ). Participa da iniciação científica na área de webdesign voltado para a educação e, mais recentemente, do LabVis².

Barbara Castro é mestranda em Poéticas Interdisciplinares na EBA-UFRJ (Blog). Formada em 2009, em design (Portfolio), pela PUC. Se desenvolve na fronteira entre arte, design e cultura. A aproximação com a visualização se iniciou com sua experiência no Departamento de Arte de Jornalismo, na TV GLOBO. Atualmente, em seu mestrado e como integrante do grupo LabVis², investiga a integração entre as diversas expressões artísticas através de instalações interativas.

Gabriel Nascimento, estudante de Comunicação Visual Design na Universidade Federal do Rio de Janeiro e tendo cursado por alguns períodos Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense, acabou encontrando no design o campo de pesquisa que inicialmente buscou na área de exatas: o de design de informação e visualização de dados. Atualmente participa do grupo LabVis².

Ilana Majerowicz, estudante de Comunicação Visual_Design na UFRJ e integrante do grupo de pesquisa LabVis². Após um período viajando percebeu seu interesse por design de exposições e arte interativa, e agora tem se aprofundado no estudo do Processing para a criação de visualização de dados e design de interação.

Nina Trindade está se graduando no Comunicação Visual Design na UFRJ e também integra o LabVis². Desde pequena tem uma paixão por tecnologia e interação homem-máquina. Na primeira vez que teve contato com infografia não entendeu nada e exatamente por isso, resolveu se aprofundar no assunto! Hoje pesquisa sobre design de interação, visualizações, intalações e Processing.

Anúncios

6 Respostas to "Quem"

[…] Quem As cores dos destinos turísticos brasileiros The Land of McDonald’s […]

[…] Quem Vizú de Dados, um projeto de interação com Twitter API. […]

Olá pessoa, conheci o trabalho de vocês através da chamada pública de projetos do Festival de Cultura Digital, no qual vi que vocês foram selecionado, estarei lá também mostrando o meu projeto (Warning). Este projeto foi realizado na minha dissertação de mestrado na Universidade do Minho, lá em Portugal, e agora estou tentando difundir a prática da visualização de informação aqui em Recife. Criei um grupo de pesquisa em visualização (está na lista do google: Infovis-pe) e tenho participado de alguns eventos aqui no NE para mostrar a possibilidade de criação em visualizações de informações, tentando incentivar também a criação de API`s de dados públicos para facilitar o uso destes dados do portal de transparência e outros. Fico feliz de termos um grupo numa universidade brasileira, onde via a prática de visualização de informação realmente ainda iniciando. Fica aqui meus contatos, adoraria conhecer melhor o trabalho de vocês e espero encontra-los no evento.

Olá, Rodrigo

Obrigada pelas palavras de apoio. Muito interessante a instalação sobre dados deo aquecimento global feita para o seu mestrado. Teremos muito o que conversar no Festival. Vamos nos encontrar lá.
[]s
Doris

[…] vamos apresentar a vocês mais um dos trabalhos desenvolvidos dentro do LabVis, Laboratório da Visualidade e Visualização, por Nina Trindade, Paula Fernandes e Renata Zappelli, sob a orientação da Profa. Dra. Doris […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: