vislumbres sobre visualidade

Onde estão as pessoas que não usam facebook?

Posted on: 17/10/2011

A visualização de dados, é uma ferramenta incrível para fazer relações entre dados gigantes e transforma-los em informações reveladoras. A final, você já pensou em relacionar as fotos feitas pela NASA da Terra a noite e os usuários do facebook no mundo? Foi exatamente que o artista e estudante do MIT Ian Wojowicz fez.

Nesta visualização, ele colocou em contrastes opostos as duas visualizações, os usuários do facebook em preto, e em amarelo os não usuários, revelando que grandes regiões do planeta não usam o facebook. Por que será?

Em destaque as regiões em que as pessoas não usam facebook.


Anúncios

3 Respostas to "Onde estão as pessoas que não usam facebook?"

É interessante ver que ele decidiu representar os não usuários com uma cor acesa.
Minha primeira impressão, ao ver o mapa, foi achar que exatamente a parte mais clara era a de usuários, já que a luz é muito associada aos meios eletrônicos e conexões, até mesmo em casos da medicina, como as sinapses, que mandam informações entre neurônios.
O negro parece muito mais associado a uma parte morta, sem vida, sem comunicação.
Imagino que essa escolha tenha sido feita para destacar o volume da área de não usuários, mas me causou essa impressão estranha.

Ana Clara, também acho que ele usou justamente a cor acesa para os não usuários do Facebook porque esse era justamente o foco dele, destacar as pessoas que não usam o Facebook. Porém como muita gente usa o facebook, a parte preta se tornou muito expressiva visualmente.

Depois de olhar esse gráfico por um tempo, percebe-se que existem muitas pessoas que não fazem uso do facebook no Brasil, na Ásia e na Oceania. A área sem marcação na África e na Ocenia corresponde a uma porção aparentemente pouco povoada, no Brasil sabemos que a parte que não usa Facebook esta muito associada ao Orkut, mas e na Ásia, qual será a rede social usada?

O engraçado é que na Ásia existe uma grande quantidade de pessoas que também usa o Orkut. Por experiência própria, os únicos que ainda acessam essa rede, pelo que vejo, são brasileiros e indianos.
No caso da China, Rússia e outros países dessa região, realmente não sei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: