vislumbres sobre visualidade

Prototype-0

Posted on: 11/08/2011

Os designers de uma maneira em geral, estão acostumados a lidar com a tipografia e a imagem através de ferramentas que tem como principio básico um passado onde o papel, esquadro e lápis era o que se tinha para projetar fontes dentre outros projetos gráficos. Continuamos ajeitando curvas, criando círculos e diagramando revistas só que agora pelo computador , com o uso de uma interface que tenta imitar uma superficie como um papel, ou prancheta.

A computação permite propostas totalmente diferentes, e uma delas é através do uso da programação pelo designer. Com o processing (linguagem de programação baseada em java), base de tantas visualizações de dados surpreendentes, também é possível lidar com a tipografia de um modo diferente. Essa é a proposta do projeto prototype-o, da byte-foundry de Yannick Mathey.

Particularmente fiquei surpreendido com a rapidez e a precisão que o uso dessa ferramenta possibilita ao lidar com formas e letras. Ao invés de se ficar horas fazendo ajustes, com o uso de uma interface que tenta imitar o modo como lidamos com as coisas, temos uma que faz uso de ajustes precisos, projetada especificamente para o projeto de tipos, e que se mostra muito eficiente e automatizada. De fato, ela lida com as grandes fontes históricas e as mais conhecidas, mas não se limita a isso, o que nos dá uma possibilidade de criação e experimentação supreendentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: