vislumbres sobre visualidade

Quando a visualização de dados vira produto

Posted on: 23/07/2011

Já haviamos mencionado outro projeto dessa empresa nesse blog, o  Spamghetto, uma espécie de visualização de dados de spams transformada em papel de parede. Agora, a ToDo lançou um site com a proposta de comercializar produtos criados com dados da internet. O desafio, segundo eles, é descobrir se as pessoas estão dispostas a conectarem-se emocionalmente a produtos construídos a partir de dados, inspirados pela beleza natural dos algoritmos e personalizados através da interação.

No início, previsões apocalípticas diziam que a internet acabaria com muitos dos produtos físicos que temos atualmente, trazendo tudo para o mundo virtual, mas hoje, a efemeridade de tudo aquilo que é construído e compartilhado virtualmente, tem gerado a necessidade de trazer esses elementos que fazem parte da nossa vida virtual para o mundo material também. Criamos laços afetivos não só através da internet, mas também com ela própria, com sites e blogs que sempre visitamos, redes sociais que utilizamos e que fazem parte de nossos hábitos cotidianos. Marcas como Facebook, Google e Twitter, já são tão fortes quanto Nike, Apple e Coca-Cola, ou seja, empresas virtuais podem ter tanto espaço no mercado físico quanto qualquer outra, e com uma vantagem: conseguem ter acesso direto aos seus consumidores.  Nossa vida virtual é tão importante para nós, que é quase indissociável da vida “real”, portanto é natural que cada vez mais, novos tipos de produtos materiais sejam criados a partir de dados da web.

Apostando nessa demanda, a ToDo  criou mais um produto, o Tweetghetto. Você escolhe uma #hashtag ou @usuário do Twitter, o programa seleciona os tweets dele e cria um pôster que pode ser impresso e enviado para a sua casa. O interessante é que assim como um jornal, o pôster pode servir de registro histórico de fatos importantes, mas escrito pela população. A baixo foram usadas como exemplos as hashtags #OSAMA e #Wikileaks no momento em que esses eram os assuntos mais discutidos em todo o mundo.

tweetghetto3

Confira o site: http://www.betternouveau.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: