vislumbres sobre visualidade

Anatomy of a Mashup

Posted on: 02/07/2011

Um conceito que vem sendo largamente discutido atualmente nas artes e design é a Remixabilidade. Ela conciste na mistura de diversas técnicas, mídias e obras para a criação de algo novo. O remix não é algo novo, ele já está presente na arte desde antes do modernismo e no design desde seus primórdios, mas o que ocorre hoje é que as novas tecnologias tem facilitado cada vez mais a remixabilidade. É dentro desse contexto que a visualização de dados surge como um ótimo meio para se estudar e analisar a arte e design contemporâneos.

No caso da música, o remix criado por DJs são um grande exemplo de remixabilidade. Sampleando músicas já existentes cria-se ritmos muito diferentes e ao final é até difícil saber quais foram as músicas utilizadas para a criação da nova.

Anatomy of Mashup é um ótimo exemplo de como podemos usar a visualização para destrinchar o processo criativo de uma música, especialmente de um remix. A visualização da música “Definitive Daft Punk”, criada por Cameron Adams, é mostrada em tempo real, enquanto ela toca podemos ver quais músicas foram utilizadas para cada batida, som ou ritmo específico. Além disso o gráfico interage com o som, deixando visível o rítmo que cada batida impõe na música e, por fim, um gráfico situado abaixo mostra a duração de cada treixo. O resultado é uma visualização bastante completa da música, que como ele mesmo diz, disseca a sua anatomia. Confira no site:
http://daftpunk.themaninblue.com/

daft punk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: