vislumbres sobre visualidade

TweetCatcha

Posted on: 17/06/2011

A importância das redes sociais para divulgação e propagação de noticias é algo notável nos dias de hoje. Para comprovar esse fato, TweetCatch é uma visualização desenvolvida por Bruce Drummond e Nick Hardeman, que tem como objetivo analisar a natureza orgânica da noticia e como ela viaja através do twitter ao longo do tempo.

Para cumprir tal objetivo foram examinados os movimentos de artigos do New York Times, através de uma  API  do twitter que é utilizada para carregar os Tweets  que foram feitos sobre o artigo nas ultimas 24 horas.  O Titulo e a URL da noticia funcionam como palavras chaves de busca.

Os artigos são colocados no centro da visualização e organizados no sentido horário de acordo com o tempo que foram publicados. A estrutura contém 24 anéis que  representam cada hora passada no dia a partir da publicação da noticia. Os tweets para cada artigo emanam do centro para o exterior, de acordo com a hora do dia que foram feitos.

Os dados foram coletados entre 13 de novembro de 2009 e 09 de fevereiro de 2010 através de um trabalho configurado para puxar a armazenar dados localmente. O banco de dados atual é de 107 MB, com 15.327 artigos do NY Times e 311.885 Tweets para essas noticias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: