vislumbres sobre visualidade

Barcode Plantage

Posted on: 03/06/2011

Embora todo mundo saiba que os códigos de barras foram desenvolvidos para facilitar o recebimento e registro das mercadorias e estejam amplamente espalhados por aí (até mesmo como ícones de tatuagens), você sabe exatamente a informação que aqueles números guardam?

Uma resposta simples para essa pergunta pode ser encontrada em um dos bancos de dados de produtos na internet, que são basicamente grandes redes de conjuntos de dados de código nacional. Introduzir os números de um código de barras de 8, 12 ou 13 dígitos em um banco de dados de código internacional, retorna informações sobre o fabricante e o país de origem do produto. Além disso, cada código de barras é atribuído a um único produto no mundo, mas estes detalhes individuais são pouco visíveis a olho nu.

Foi ai que, se aproveitando desse banco de dados, Daniel A. Becker, um designer alemão que trabalha com visualização de dados, criou o Barcode Plantage, que transforma um simples código de barra de um produto em uma árvore única no jardim da globalização.

Funciona assim: um código de barras é digitado ou digitalizado, o programa envia uma solicitação ao banco de dados, que retorna um arquivo de dados mestre. Este arquivo de dados mestre é então analisado para definir posições, curvas e cores das curvas de Bezier da estrutura da árvore.  O número dessas curvas variam de acordo com o número de figuras no código. Simultaneamente, o usuário irá ouvir uma melodia, que é baseado nos números do código de barras.

Para completar a informação, são exibidos detalhes visualizado do país de origem, fabricante, número do produto e soma – cada um em uma única barra preta conectados por linhas finas. Uma vez que todos os dados estão sendo interpretados por um algoritmo que funciona completamente, sem qualquer aspecto aleatório, cada produto é representado por uma árvore característica e singular. O resultado, bastante interessante e visualmente bem trabalhado já estampou revistas e ganhou prêmios pelo mundo a fora.

Seguem abaixo alguns exemplos:

Se você quer saber como é a árvore do seu biscoito favorito, você também pode iniciar o seu próprio código de barras Plantage, basta entrar no site do projeto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: