vislumbres sobre visualidade

Dados em discussão

Posted on: 01/06/2011

O que você imagina ao ver estas imagens neste blog?

201 days by Katie Lewis

201 days by Katie Lewis

A obra de Katie Lewis, aparentemente é mais uma obra de visualização de dados mediada por computadores, mas ao ver de perto poderá perceber que se trata de alfinetes, linhas e lápis.

201 days by Katie Lewis

A artista mapeou manualmente as sensações do seu corpo durante 201 dias. Estabeleceu uma grid transparente em que cada segmento representava uma parte do seu corpo, e cada vez que tinha uma sensação específica em alguma parte do corpo marcava o correspondente com um alfinete.

Esta obra é representativa em uma discussão sobre a arte em visualização de dados, a tecnologia e sua estética. A artista utiliza processo manual, a partir de dados subjetivos(sensações corporais), se distanciando da exatidão numérica referente ao mapeamento de informações. A visualização de dados nos é imposta enquanto valores absolutos e inquestionáveis, seu volume tange o incompreensível. De maneira que utilizamos a linguagem binária para acessar este conteúdo e nos apresentar de forma que possamos assimilar algo, seja informação ou emoção.
O curioso é que geralmente a possibilidade de visualização desta quantidade de dados está associada a uma condição da era da informática, porém através desta obra podemos relembrar que esta complexidade é inerente à consciência corporal/intelectual humana. Por mais que o desenvolvimento da tecnologia esteja expandindo nossas capacidades, uma artista ainda é capaz de representar um volume relativamente grande de dados através de processo manual, sem mediação do computador.

Apesar de toda esta discussão, o resultado final de sua obra ainda nos remete a linguagem digital, a questão que fica é:
Seria esta uma obra de visualização de dados?

Anúncios
Tags: ,

1 Response to "Dados em discussão"

Estranho… parece o braço… nao sei… Nao saberia identificar de cara, eu acho q isso ja seria algo extra-infografico, pq eu acho necessaria a clareza das informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: