vislumbres sobre visualidade

Poesia Visual

Posted on: 08/11/2010

O projeto Visual Poetry já está em sua quinta edição. Ele começou por causa do festival literário Poetry on The Road. O designer e professor universitário Boris Müller foi comissionado para cuidar da identidade visual do festival. Apesar de os temas sempre mudarem, a representação é sempre a mesma: poesias transformadas em imagens a partir de algoritmos.

Poetry on the Road 2010 from Boris Müller on Vimeo.

O Visual Poetry de 2009 usou uma combinação de algoritmo de mapa-árvore (treemap) e gerador de código de barras Code128B. Cada palavra é representada por um triângulo, que corresponde à frequência da palavra. Da mesma forma, cada uma também tem seu código de barras, que preenche o referido triângulo. Desta forma, é possível decodificar o pôster usando o leitor de código de barras apropriado.

Já a edição de 2010, baseou-se no conceito de um mestre do origami. Cada poema é representado por uma escultura de dados feitas em um papel virtual, que é dobrado de maneiras extremamente complexas, sendo cada ponta corresponde a uma palavra do poema. Dependendo do comprimento e da frequência da palavra, a forma muda. O papel é, então, dobrado entre as pontas, resultando em abstratas formas tridimensionais.

Esse trabalho foi feito em Processing, com o auxílio da ferramenta P5Sunflow para o 3D.

Para mais imagens clique aquiaqui.

(via infosthetics)

Anúncios

1 Response to "Poesia Visual"

[…] você já viu projetos deste porte aqui (e aqui e aqui também). Mas, feitos manualmente, é o primeiro. A intenção da designer é dar um feeling […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: