vislumbres sobre visualidade

Uma rosa de “ring roads”

Posted on: 17/09/2010

O Rio de Janeiro ainda espera pelo seu rodoanel. São Paulo já tem, assim como diversas outras cidades do mundo. Trata-se de uma rodovia com um traçado que envolve a cidade, daí a idéia do “anel” (ring). A ilustração acima junta vários  “ring roads” sugerindo a figura de uma rosa. Embora exista uma correspondência direta entre a cor na figura e na legenda, não é exatamente fácil localizar o contorno de uma determinada cidade. Mas, à medida em que conseguimos vislumbrar cada contorno individualmente, é interessante comparar os tamanhos de, por exemplo, Viena, ao centro, e Houston, em preto ao fundo.

O infográfico foi realizado por Thumb, escritório de design, sob enconmenda da Rice University School of Architecture, localizada em Houston. (via @datavis).

Anúncios

3 Respostas to "Uma rosa de “ring roads”"

É complicado mesmo identificar cada cidade. Acho que ficaria mais fácil se a ordem das cidades na legenda fosse de acordo com a escala de cores que ele já trabalha no infográfico.

Concordo!
Se bem que se você for repensar a imagem, talvez a clareza da informação não seja exatamente o objetivo dele…

Penso que a dificuldade de localizar exatamente o contorno de uma determinada cidade vem do fato de que atualmente no panorama geográfico dos grandes centros urbanos é difícil encontrarmos cidades isoladas e sim “vasos comunicantes”; e se pensarmos no panorama virtual da comunicação é ainda mais complexo e, por isso, a complexidade do infográfico é perfeitamente elaborada para esse tipo de informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: