vislumbres sobre visualidade

Dados no mapa-mundi

Posted on: 26/08/2010

O clip musicado acima não deixa dúvida: “It’s all about money”. Mas trata-se apenas uma forma bem humorada de apresentar alguns dos muitos mapas disponíveis no site Worldmapper. A proposta do site é produzir e disponibilizar mapas redimensionados de acordo com o tema abordado (educação, transporte, alimentação, trabalho, etc). Mapas de visualizações relacionadas à população mundial também são desenvolvidos no site Worldpopulationatlas, de onde obtive a figura abaixo sobre a distribuição da população do Brasil, inspirada em um inseto.

O trabalho é organizado por uma equipe interdisciplinar predominantemente relacionada à Universidade de Sheffield.  Danny Dorling é um dos pesquisadores e foi do site do seu grupo de pesquisa, Desigualdades sociais e espaciais (Social and Spatial Inequalities) que eu retirei o clip acima. Diversas fontes de dados são utilizadas e muitos mapas são liberados em PDF com explicações adicionais.

No primeiro momento, os resultados podem chocar por conta da deformação das fronteiras, mas é uma forma original e proveitosa de utilizar mapas-mundi. Não pude me aprofundar, mas gostaria de saber como as relações entre dados e a área de cada país são consideradas nos cálculos matemáticos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: