vislumbres sobre visualidade

Mapa das comunidades online

Posted on: 11/10/2010

“Estou esperando pelo dia em que, se você falar para alguém ‘Sou da internet’, em vez de rir eles simplesmente perguntarão: ‘De que parte?’”

É assim que Randall Munroe, chargista do site xkcd, entitula o primeiro de seus mapas de comunidades online.

Os trabalhos são uma forma mais figurativa e lúdica de mostrar o tamanho das redes sociais virtuais, como Facebook, Myspace e cia. Além, é claro, de mostrar todo esse paralelismo entre realidades online e offline.

A primeira versão baseia-se na quantidade de membros para determinar o tamanho dos territórios, além de contextualizá-la dentro do universo (ou seria planeta?) da comunicação humana. Já o segundo mapa foi desenhado partir da quantidade de atividade dos usuários.

É interessante observar que Munroe deixa impressa (sim, os mapas são vendidos como pôster) a sua opinião a respeito dos grupos virtuais a partir dos nomes das regiões, mares e dos pontos cardeais na rosa-dos-ventos.

(via Flowingdata e xkcd)

About these ads

1 Response to "Mapa das comunidades online"

Interessante o conteúdo do post, pois ele evoca uma discussão que andava ocupando os meus neurônios num dia desses qualquer. O novo paradigma que a Internet coloca para nós, geração Y(que se relaciona virtualmente, domina a intertextualidade) é enorme e potencialmente desconhecido. Hoje, ser um repórter de um portal online parece estranho e um sinal de que o jornalista não está mais alocado no mercado quando, na verdade, é na web que ele é capaz de exercer um jornalismo mais dinâmico e plural. Essa nova realidade abre fronteiras, mas também deixa um quê de ansiedade e incerteza quanto ao futuro do profissional que precisa se acostumar com um mercado que não é mais apenas aquele das grandes corporações.

Sucesso às blogueiras da visualidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: